24 de Janeiro de 1536: O dia que mudou Henrique VIII

_Renaissance_FestivalO dia 24 de Janeiro de 1536 mudou o rei Henrique VIII, e não para melhor. Catarina de Aragão tinha morrido no início do mês, e é provável que o rei estivesse em um estado de espírito jubiloso. A morte de sua ex-esposa pôs fim a mais de uma década de disputa sobre a validade de seu casamento, e as relações conflituosas com a Espanha agora poderiam ser restauradas. Ana Bolena, sua nova rainha e esposa, estava grávida novamente e esta criança certamente seria seu almejado herdeiro. O mês de Janeiro foi repleto de festas, dança e um torneio. Henrique, amante de esportes, decidiu competir. Com mais de quarenta anos e mais pesado do jamais tinha sido, o rei era sensível sobre sua destreza física.

armaduraHenrique foi para o campo vestindo sua armadura nova, com um enorme codpiece mostrando visualmente sua virilidade. O cavalo também estava usando armadura. A multidão festejava intensamente. Ana Bolena não estava presente, então é provável que Henrique tenha pedido para outra mulher amarrar um lenço em sua lança, como era tradição. Podemos apenas imaginar se essa mulher tenha sido Jane Seymour. As crônicas não registram quem foi o adversário do rei, mas este com certeza deve ter ficado horrorizado quando, no momento da justa contra um dos homens que era conhecido como o ‘mais belo da cristandade’, sua lança bateu no rei, derrubando-o (com provavelmente o dobro do peso normal, por causa da armadura de aço) e fazendo com o que o cavalo caísse em cima dele.

O rei ficou inconsciente. Ele foi levado ao palácio e teve seus ferimentos verificados por um médico: um pedaço de lança havia perfurado sua perna, mas não havia mais nada além disso. Se haviam outros ferimentos, esses eram internos, e não havia nada que se podia fazer. Durante duas horas o rei ficou em silêncio, inconsciente, e os cortesões travavam batalhas silenciosas sobre o que seria feito caso Henrique VIII morresse. Quem eles apoiariam? Elizabeth, de três anos, ou Maria, de vinte anos? Ou aplicariam um golpe de estado, colocando outro homem no trono? Quais eram os parentes mais próximos do rei, quem poderia chegar lá primeiro?

Historiadores concordam que esse incidente em 1536 fornece a explicação para a mudança da personalidade de um rei jovem e generoso para um homem cruel e paranóico. A partir desse dia, as pessoas passaram a falar dele de uma forma nova e negativa. O temperamento do rei se tornou descontroladamente errático, sofrendo de dores de cabeça e uma ferida na perna que nunca cicatrizava. Suas feridas eram abertas frequentemente com o uso de fios de ouro, e de dentro era drenado pus e sangue “podre”.

Esse acidente forçou Henrique a reconhecer algumas verdades que ele tinha sido capaz de ignorar até o momento: ele estava envelhecendo, não era mais o jovem príncipe atlético; ele tinha problemas de ereção, como George Bolena revelaria durante seu julgamento; depois de dois casamentos, ele ainda não tinha nenhum herdeiro homem – tanto Elizabeth como Maria eram vistas como ilegítimas pelas facções opostas e teriam levado à Inglaterra a uma guerra civil caso ele tivesse morrido. Esses fatos ainda se agravavam pelo fato de que Henrique já havia sofrido um acidente de justa doze anos antes. Muito mais jovem e atlético na época, Henrique havia se esquecido de abaixar a viseira. A lança do adversário entrou no capacete e bateu em sua testa, pouco acima do olho, estilhaçando a lança e enchendo o capacete de Henrique com lascas de madeira. Mas ele não sofreu nada.

Para piorar as coisas, Ana Bolena, a mulher por quem ele havia se divorciado de Catarina de Aragão, recebeu a notícia de que ele tinha morrido ou que estava prestes a morrer – o choque da notícia, segundo ela, fez com que ela abortasse a criança que estava esperando. Henrique VIII na Torre de LondresO bebê era do sexo masculino, e seis meses depois Ana foi executada.

O que é incontestável é que esse foi o fim da vida esportiva de Henrique VIII. As úlceras em sua perna começaram a restringir cada vez mais os seus movimentos, e ele começou a ganhar peso rapidamente. Uma reconstrução sugere que ele comia até 13 pratos por dia, a maioria de carnes como cordeiro, frango, coelho e aves como pavão e cisne. Ele também bebia muito vinho e cerveja, uma vez que a água não era potável.

Em séries e filmes, a cena da queda de Henrique VIII é retratada de diversas maneiras. Mais recentemente, foi em The Tudors e em Wolf Hall – onde Thomas Cromwell, ministro do Rei, lhe dá murros no coração para que este volte a bater. Embora isso não seja mencionado em nenhum dos relatos daqueles que estavam no momento, todos concordam que foi esse evento que mudou sua personalidade para sempre.

Bibliografia:
BRYAN, Lissa. January 24, 1536: The Accident That Changed Henry VIII.
The jousting accident that turned Henry VIII into a tyrant.

Anúncios

9 comentários sobre “24 de Janeiro de 1536: O dia que mudou Henrique VIII

    • “Com mais de quarenta anos”. Ele estava exatamente com 45 :D uma idade muito nova para virar um inválido como ele virou depois disso, na minha opinião, com a perna completamente comprometida :/

      • Maria Helena I would have taken off like lightening!!!😅. The frontal lobe injury changes one’s personality. It’s been seen in sports players particularly baseball players. Sad.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s