A imagem de Ana Bolena poderia representar a Rainha Philippa de Hainault?

Quase todos os anos, surgem rumores de uma possível imagem de Ana Bolena em algum lugar. No ano passado, foi Ebay, e esse ano parece que pesquisaram mais fundo: essa semana, o historiador da arte Roland Hui publicou em seu blog um artigo sobre uma imagem de 1534, em que a imagem da Rainha Ana Bolena poderia ter sido usada para representar  Philippa de Hainault, esposa de Eduardo III.

Feito em 1534, o Black Book of the Garter é um dos grandes tesouros do Castelo de Windsor, e contém a história, regulamentos e cerimônias dos ilustres Cavaleiros da Ordem de Jarreteira, fundada pelo rei Eduardo IIII em 1348. O livro é atribuído ao artista flamengo Lucas Horenbout, ativo na corte inglesa entre 1520 e 1540.

Uma vez que o livro foi concebido no reinado de Henrique VIII, ele tem mais destaque na publicação do que Eduardo III. Ele é mostrado duas vezes com seus Cavaleiros da Jarreteira, e depois é mostrado sozinho em oração. Não apenas Henrique, como soberano, tinha o maior cargo da ordem, mas ele também era marido de Ana Bolena.

E, na vigésima página do livro, uma senhora coroada e com um cetro está sentada e cercada por cortesãos. Atrás dela estão seis mulheres e um cavaleiro. O texto que a acompanha identifica-a como Rainha Consorte e ajuda a presidir a reunião da Ordem. A Rainha em questão é Philippa de Hainault, esposa de Eduardo III. No entanto, tanto ela quanto Eduardo viveram no século 14, e essas não eram as roupas daquela época: Philippa está vestida com roupas da corte de Henrique VIII, e em seu pescoço é possível ver um cordão escrito A.R – que nesse período, era reconhecido como Ana Regina, Rainha Ana. Cinco das damas atrás da Rainha estão usando capelos franceses arredondados, enquanto uma senhora à esquerda usa um capelo inglês. A Rainha também usa um capelo inglês com uma coroa, além de vestido de pano de ouro. A faixa ruiva que pode ser vista na borda do capelo não é seu cabelo – é apenas uma faixa que era usada como parte dos enfeites do capelo.

Para Hui, ao ‘atualizar’ Eduardo III, Philippa e sua corte para o século 16, Horenboult seguia uma convenção artística de contemporizar o passado (como é visto em diversas obras de arte da Idade Média e do Renascimento, em que as figuras bíblicas e históricas são mostrados com roupas modernas). Além disso, é possível que ele estivesse criando um cenário em que ele pagasse um tributo á atual Rainha, imaginando-a no lugar de Philippa. No entanto, diferentemente do século 14, no século as 15 mulheres já não participavam dos rituais da Ordem de Jarreteira. Apesar disso, a presença da Rainha ainda era importante o suficiente para ser colocada no Livro.

Talvez a representação de Ana como Philippa também fosse um lembrete: ela e Eduardo tiveram treze filhos, dos quais cinco filhos sobreviveram até a idade adulta (no entanto, a rivalidade proveniente de descendentes numerosos acabou levando a conhecida Guerra das Rosas). O primeiro filho deles, Eduardo, nasceu dois anos após o casamento dos seus pais. Acredita-se que Ana Bolena e Henrique VIII se casaram em 1533, um ano antes desse livro ser feito.

Curiosamente, no final da sua vida Eduardo III foi muito criticado por ter sido muito influenciado por sua amante, Alice Perrers – ela era uma dama de companhia de sua esposa. Ela se tornou amante dele aos 15 anos (ele tinha 52), seis anos antes de Philippa morrer de hidropisia, em 1369. Até a morte da rainha, sua relação era extremamente secreta e velada. No final do reinado de Edward, Alice foi acusada de tornar a sua vida uma miséria e de atraí-lo com seus encantos apenas para promover suas próprias ambições pessoais.

Philippa foi descrita pelo cronista Jean Froissat por ser “a Rainha mais gentil, mais liberal e mais cortês que existiu em seus dias”, sendo lembrada por ser misericordiosa – ela era lembrada por ter implorado a seu marido, Eduardo III, para poupar a vida dos burgueses de Calais, além de ser padroeira da aprendizagem. O Queen’s College, de Oxford, foi fundado em sua honra.

Henrique V e Henrique VIII representados no Livro. Existe grandes semelhanças.

Mas se Ana Bolena era Philippa no Livro, então Henrique VIII era Eduardo VIII? O historiador acredita que não: o livro contém imagens clássicas de Eduardo III, enquanto a de Henrique V claramente representa Henrique VIII: embora seja elogiado como ‘um dos príncipes mais invencíveis que já sentou no trono inglês’, Eduardo também perdeu seus territórios na França e lamentou a sua sucessão por Eduardo, o Príncipe Negro. Já Henrique V é exaltado como ‘o maior príncipe invencível’ e ‘o melhor em todos os tipos de virtudes‘. Henrique V morreu jovem, aos 36 anos, deixando um legado bem-sucedido de conquistas marciais que Henrique VIII, então com – anos, estava ansioso para seguir.

Embora o rosto de outros personagens estejam bem claros e destinados a retratar pessoas reais, o rosto de Philippa é reconhecidamente decepcionante em sua suavidade: evidentemente, Horenboult estava mais interessado em apresentá-la como um ícone idealizado de majestade. A mulher tem um rosto longo e ovel com um queixo pontudo, características comparáveis as descrições de Ana Bolena.

Embora tivesse sofrido um aborto naquele ano, em 1534 Ana ainda estava nas graças do rei: ela foi celebrada na medalha conhecida como “A mais Feliz”, e de acordo com Hui, ainda foi incluída neste livro como representante da Rainha Philippa. Uma vez que existem poucos e misteriosos retratos de Ana, caso seja reconhecido que essa imagem realmente representa Ana, essa seria a única imagem, além da medalha de 1534, feitos  quando ela ainda estava viva.

Bibliografia:
ABERNETHY, Susan. Philippa of Hainault, Queen of England. Acesso em 26 de Abril de 2017.
CONNOLLY, Sharon Bennet. Alice Perrers, Mistress of the King. Acesso em 26 de Abril de 2017.
HUI, Roland. Anne Boleyn as ‘The Lady of the Garter’. Acesso em 26 de Abril de 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s