11 de Julho de 1533: O Papa declara que o casamento de Henrique VIII e Ana Bolena é nulo

No dia 11 de julho de 1533, pouco mais de um mês depois da coroação de Ana Bolena, a segunda esposa de Henrique VIII, o papa Clemente VII declarou que o casamento do rei com Ana era nulo e inválido, e ele deveria retornar o seu casamento com Catarina de Aragão e restaurá-la na posição de Rainha, ameaçando-o de excomunhão.

Este é um trecho do “Letters and Papers”, Volume 6, de 1533:

“Sentença de Clemente VII contra Henrique VIII, declarando seu divórcio com Catarina e casamento com Ana Bolena nulo, e pronunciando que o rei deve ser excomungado, mas que suspenderá a declaração da mesma até o final de Setembro”

Também foi registrado que:

No dia 11 de julho, o Papa no Consistório pronunciou uma sentença que restaurava a rainha ao seu estado real, anulando o casamento do rei com Ana, cujos filhos serão declarados ilegítimos e declarando que o rei estará excomungado, incubindo as penas contidas nos resumos.
[…] Um termo foi atribuído ao Rei, até 1 de outubro, para que ele apresentasse quaisquer processos ou escritos de que ele pretendia fazer uso”.

Ou seja, o Papa afirmou que estava suspendendo a declaração de excomunhão do rei até setembro, para que Henrique VIII tivesse tempo de fazer todos os arranjos – se separar de Ana Bolena e voltar para Catarina.

Ignorando os pedidos do Papa, Henrique foi excomungado em 17 de dezembro de 1538, quase um ano depois. Clemente já não era Papa: com as perseguição aqueles que não aceitavam a sua supremacia como rei, dissolvendo os monastérios, e com ataques a santuários religiosos, o Papa Paulo III excomungou o rei da Inglaterra.

Ao saber que uma sentença de excomunhão pendia sobre ele, Henrique se comportou de maneira desafiadora, mostrando que não se preocupava com as advertências e ameaçadas. Henrique não abandonou Ana, que na época estava grávida e deveria dar ao rei seu filho tão esperado.

Bibliografia:
LONGUEVILLE, Olivia. The Pope Urges Henry VIII to abandon Anne Boleyn. Acesso em 22 de Junho de 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s