A Odontologia na Era Tudor

Acredita-se que, ao contrário do senso comum, no início do período Tudor – pelo menos até o reinado de Elizabeth I – os Tudor e seu povo tinham dentes relativamente brancos e perolados. Isso porque o açúcar ainda não tinha chegado à mesa.

No entanto, a partir da segunda metade do século XVI, os Tudor passaram a ficar com um apetite cada vez maior de açúcar, importado dos territórios das índias, assim como do Marrocos. Os açúcar era usado para tudo: desde temperar vegetais, preservar frutas e misturar remédios. Mas ainda era caro, e uma especiaria consumida pelos ricos. Assim, quando mais rico você fosse, mais podre poderiam ser seus dentes.

A dieta dos ricos causava o apodrecimento dos dentes. Elizabeth I comia violetas açucaradas para manter seu hálito fresco, o que acabou por deixando seus dentes ainda mais podres. Algumas pessoas deliberadamente enegreciam seus dentes da frente, para que outros pensassem que eles podiam se dar ao luxo de comprar muitos doces e, logo, eram ricos.

Acredita-se que os dentes podres de Elizabeth podem ter sido exagerados ao longo dos séculos: ela amava doces, mas só teve um dente podre removido.

Se fosse necessário arrancar um dente, o processo era realizada por um barbeiro cirurgião, que era de menos status do que um médico. Em um nível ainda mais baixo estavam os boticários, que faziam os medicamentos. Essas pessoas, especialmente os cirurgiões-barbeiros, não eram treinados em faculdades ou universidades. Eles muitas vezes aprendiam sobre o seu trabalho em detrimento de seus pacientes. O primeiro livro inglês de odontologia só seria publicado em 1685, 82 anos após a extinção da Dinastia Tudor.

Os barbeiros-cirurgiões usavam ópio e cicuta como anestésico em operações ou procedimentos dolorosos, no entanto, a dose errada poderia matar, de modo que, se você não morresse na cirurgia, era provável que morresse pouco depois. Os cirurgiões muitas vezes se recusavam a usá-lo.

DentistryO tabaco foi introduzido pela primeira vez na Grã-Bretanha, e os médicos afirmavam que ele era bom para todos os tipos de doenças, incluindo dor de dente, verme, mau hálito e até mesmo câncer. Para os pobres, a melhor alternativa era usar cravos e ervas para a dor de dente, em último recurso, o dente era tirado sem qualquer analgésico. Bem como fazendo visitas privadas, os cirurgiões-barbeiros também iam em feiras e tiravam os dentes das pessoas publicamente. Era muito doloroso para a vítima, mas atraía uma grande multidão.

Nós pensamos em Nostradamus como o homem que previu o fim do mundo, mas ele também escreveu um livro sobre os segredos da beleza. Sua fórmula para clarear os dentes era: três dracmas de cristal, pedra, mármore branco, vidro, sal de rocha calcinada, dois dracmas e meio de lula, dois dracmas de pedras do leito de algum rio, um pedaço de âmbar e 22 grãos de almíscar, e moê-los completamente. O pó resultante era esfregado suavemente com um pouco de mel nos dentes.

Bibliografia:
LAMBERT, Tim. A brief history of dentistry. Acesso em 22 de junho de 2017.
Health Tudor Facts.Acesso em 22 de junho de 2017.
The Tudors had bad teeth? What rot!. Acesso em 22 de junho de 2017.
DICKSON, Sam. Tudor England, the teeth of the rich often went black from sugar. Acesso em 22 de junho de 2017.
Anúncios

9 comentários sobre “A Odontologia na Era Tudor

  1. Uau! Muito interessante, jamais pensei que os ricos também dependiam dos barbeiros para remoção dos dentes.

  2. Para os ingleses com ou sem açúcar não não fazia diferença. Eita povo pra ter dentes feios, até hoje, imagina nessa época!!! Heheheheh

  3. Normalmente em filmes e séries sobre século a era medieval até XVIII, os dentes dos personagem são bem brancos…Deveriam mostrar a realidade! Ótimo artigo!

  4. Muito bom ☺ Mas como acadêmica de odontologia não pude deixar de estranhar a receita de Nostradamus pois, se clareava ou não, o certo é que o mel é cariogênico 😄

  5. Pela fé…higiene e conhecimento já era precário na época,imagine comendo açúcar em todos os tipos de alimentos!E ainda por cima,era símbolo de status ter dente cariado 😲😰😯😑

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s