Poderíamos estar diante de um novo retrato de Ana de Cleves ou de Ana Bolena?

Ana de Cleves

Esse retrato até então desconhecido, que uma vez ficou exposto no Castelo de Hever, pode ser Ana de Cleves. Essa imagem foi enviada para a historiadora Alison Weir por um descendente da família Meade-Waldo, que herdaram o castelo em 1841 a partir da família Waldegraves, que compraram o castelo em 1557, o ano da morte de Ana de Cleves. Sir Edward Waldegrave, um mebro do Conselho de Maria Tudor, foi apontado como um dos comissários para a venda da terra, mas ele mesmo assinou a compra. A escritura da venda assinada pela Rainha Maria ainda é propriedade dos descendentes de Sir Edward. A família vendeu esse retrato para Lorde Astor, de modo que pode haver uma linha direta provando que esse retrato é originário do Castelo de Hever, onde Ana de Cleves morou de 1540 até 1557.

O maior problema do retrato é que ele é claramente identificado como “Anna Regina, 1534”. Isso o identificaria, obviamente, como Ana Bolena, que foi Rainha de 1533 a 1536. Ana de Cleves não poderia ter posado como Rainha para um retrato nesse ano pois ela chegou na Inglaterra em 26 de Dezembro de 1539, e só se tornou Rainha – ou seja, casou-se com o Rei – em 6 de Janeiro de 1540. Sabemos também que se esse fosse um retrato legítimo de Ana Bolena poderíamos estar diante de uma descoberta incrível, uma vez que nenhum retrato contemporâneo de Ana Bolena sobreviveu após a sua execução em 1536 – todos foram destruídos.

No entanto, há problemas com a identificação e com a pintura: Alison Weir e Linda Collins acreditam que o rosto e as mãos desse novo retrato foram pintados por artistas diferentes do que o retrato original. Por exemplo, o retrato de Ana de Cleves abaixo (no meio, em preto e branco) mostram-na com mãos grandes e um rosto bem diferente do novo retrato, que curiosamente se parece muito com o rosto de Maria Bolena em um retrato que havia sido anteriormente identificado como Ana Bolena.

Ana e Maria

O retrato de Maria Bolena é baseado no rascunho de Holbein de uma mulher desconhecida, que foi nomeada como Ana Bolena em 1650. Todas as cópias desse retrato é datado de depois de 1650. É possível, então, que um artista tenha refeito o rosto de Ana de Cleves baseando-se no retrato de Maria Bolena (que até recentemente acreditava-se ser Ana Bolena) e em retratos de Ana Bolena. No entanto, a descrição do rosto de Ana é bem diferente tanto do retrato que foi re-identificado como Maria Bolena quanto do rascunho feito por Hans Holbein (última imagem).  Ana foi descrita como uma mulher de rosto oval, com as maçãs do rosto salientes e olhos escuros, assim como uma boca larga e um queixo longo e pontiagudo.

Ana e Ana

Quanto ao traje da mulher, é curioso que ela use um capelo de estilo flamengo. Dando um contraste digital no retrato, é possível ver que ela usa um vestido preto de mangas justas e um partelet (uma espécie de jaqueta ou bolero pequeno e sem mangas, geralmente da mesma cor e material do vestido ou combinando com ele) preto, o que pode fazer com o traje realmente date a década de 1530. Em um outro retrato identificado como Ana de Cleves feito em 1539 por Bartholomaeus Bruyn, Ana usa um partlet em estilo alemão, assim como uma corrente de ouro. O que sugere que a mulher é de alto status é a rica cadeira – apenas aqueles de alto rank se sentavam em cadeiras como essas – pessoas menos ricas posavam de pé ou em bancos. No entanto, a simplicidade do vestuário da mulher surpreendem, embora luvas e vestidos pretos sugerem status e riqueza também. A falta de joalheria pode não ser significativo ou, dado o vestido preto, pode indicar luto – talvez pelo divórcio com Henrique VIII, ou sua morte em 1547?

Ana e Ana (2)

Embora a data de 1534 possa ser correta no que se refere às roupas, é altamente improvável que Ana Bolena tenha usado uma touca alemã – nem qualquer outra mulher inglesa. Também é necessário que a inscrição no retrato possa ter sido feita posteriormente, desde a década de 1530 até o século 16 ou 17, o que indica que ela também pode ter sido pintada posteriormente. Apenas com uma análise forense do retrato seria possível afirmar com certeza. Na minha opinião, Ana de Cleves pode sim ter posado para um retrato em 1534, enquanto ainda estava na Alemanha. Sabemos que a família de Ana era rica, e eles podem ter pagado para um retrato dela que ela – após ter se divorciado de Henrique VIII e se tornado uma das mulheres mais ricas da Inglaterra – pode ter mandado trazer o retrato para ela na Inglaterra e adicionado a inscrição “Anna Regina”.

Alison Weir acredita que esse retrato pode ser Ana de Cleves pelas seguintes razões: o retrato provém de Hever, que foi comprado logo após a morte de Ana de Cleves; o fato da mulher ser de alto status e o vestuário do norte-europeu, que certamente impede que seja Ana Bolena. É provável que o rosto tenha sido repintado e alargado para parecer mais com Ana Bolena (que hoje sabemos que é Maria Bolena) no século 17. Infelizmente, isso é o mais longe que podemos chegar sem um estudo adequado do retrato, do painel e das inscrições.

Bibliografia:
Alison Weir. Acesso em 8 de Junho de 2015.
Is this Anne of Cleves?. Acesso em 8 de Junho de 2015.

Anúncios

7 comentários sobre “Poderíamos estar diante de um novo retrato de Ana de Cleves ou de Ana Bolena?

    • Sim! Mas quem realmente é retratada ainda é discutida. Hoje, é amplamente divulgada como sendo Maria, mas já acreditou-se que era Ana Bolena ou até Frances Brandon, mãe de Jane Grey. Isso porque existem pelo menos seis versões desse retrato, e Maria não teria uma demanda tão grande na década de 1530 (quando acredita-se que o retrato foi pintado, por conta de suas roupas).

  1. Depende haha. Muita gente acredita mesmo que seja Maria. Tanto é que na instalação feita em Hever Castle alguns anos atrás a estátua de Maria foi feita com base nesse retrato. E assim, é HEVER CASTLE. Suponho eu que eles têm historiadores e pesquisadores bem cotados para pesquisar sobre esse tipo de coisa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s