Por que Catarina Howard não ficou grávida?

kat

Henrique não conseguiu consumar seu casamento com Ana de Cleves – apesar de ter feito tentativas. Mas ele admitiu que ainda conseguia ter relações sexuais (mas não com sua esposa alemã). Após a anulação do casamento, o rei se casou com a jovem Catarina Howard. Acredita-se que, com ela, apesar de estar acima do peso e com uma perna infectada, ele supostamente conseguiu consumar seu casamento com ela.

Mais uma vez, entramos em um caso parecido com o de Catarina de Aragão. Posteriormente, foi revelado de Catarina Howard não era virgem antes do casamento com o rei. Mas se eles dormiram juntos, ele não teria percebido? De qualquer forma, não houveram rumores de que havia infidelidade – no início. Muitos romancistas e até alguns historiadores acreditam que, após meses juntos e sem ficar grávida, Catarina pode ter sido levada a dormir com outros rapazes para tentar ficar grávida.

Se for assim – se ela dormiu apenas com Henrique, ou com vários outros rapazes – porque Catarina não ficou grávida? Certamente, como ela disse em jugamento, ela poderia não ficar grávida de outros rapazes se quisesse. Mas certamente era do interesse dela, de sua família e de seu marido fornecer mais um herdeiro para o trono da Inglaterra.

Ela, em uma ocasião, acreditou estar grávida – em The Tudor, a cena em que ela diz que ficou um mês sem menstruar é verdade até certo ponto – mas suas esperanças dforam precipitadas. Fosse um abordo espontâneo ou um período perdido, ninguém sabe.

Existe uma chance também de que Cataria não pudesse ter filhos: para evitar escândalos, mulheres nobres recorriam a formas horríveis de contracepção, chegando até mesmo a colocar pedras na cavidade vagional, o que pode causar infecção. Ela poderia ter se tornado infértil, ou ter nascido incapaz de gerar filhos.

Se havia alguma razão médica para o fracasso de engravidar, pode ter sido por conta de Henrique. Ele tinha 49 anos, e com um excesso de peso, com inúmeros outros problemas relacionados à saúde, incluindo a saúde mental. É interessante considerar isso quando se lembra que Catarina Howard era um símbolo de fertilidade para o rei e sua corte. Sua juventude, beleza e vivacidade fizeram ela representar a própria virilidade de Henrique. A sua vida e morte, portanto, se tornaram um massacre muito poético dentro de todo esse idealismo do rei.

Bibliografia:
 MICHAELS, Beth. Why Did Catherine Howard Not Get Pregnant?. Acesso em 25 de junho de 2017.
 KELLY. Was Catherine Howard pregnant at her execution?. Acesso em 25 de junho de 2017.
 LEIGH. Why do you think Katherine Howard never had any kids?. Acesso em 25 de junho de 2017.
Anúncios

9 comentários sobre “Por que Catarina Howard não ficou grávida?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s