Corpete de 415 da Rainha Elizabeth I é restaurado para exposição na Abadia de Westminster

Um corpete que foi criado para a efígie funerária da Rainha Elizabeth I fará parte de uma exposição na Abadia de Westminster.

A roupa delicada foi feita pelo alfaiate da rainha, William Jones, para ser usado na procissão da morte da monarca em 1603. O espartilho foi feito com as medidas da Rainha, o que significa que, embora não tivesse sido usado pela monarca, ele se ajustava perfeitamente ao seu corpo.

Por 415 o corpete tem sido cuidosamente preservado na Abadia, e recentemente foi submetido a um trabalho de conservação antes de ser colocado em exibição pública neste verão. O vestuário estará entre os 300 objetos da coleção da Abadia exibida nas Galerias do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II quando abrirem na Abadia de Westminster em junho.

O trabalho de conservação, realizado por uma equipe, incluindo a historiadora de trajes históricos Jenny Tiramani, revelou uma série de detalhes anteriormente desconhecidos sobre a peça. Entre estes detalhes está a descoberta de que o desossamento do espartilho termina um pouco mais baixo do lado direito, o que permitiria a Elizabeth maior facilidade de movimento.

Aos 69 anos, a Rainha Elizabeth I morrreu no Palácio de Richmond no dia 24 de março de 1603. Milhares de pessoas compareceram a sua procissão de funeral para a Abadia em 28 de abril. O caixão, coberto de veludo roxo, foi carregado por 4 cavalos cobertos de preto, e a efígie funerária, de madeira pintada, estava em cima do caixão, onde estava o corpete. A efígie original foi refeita em 1760 com uma cabeça de cera e roupas exteriores novas. O espartilho aparentemente é a única peça da época que resistiu ao tempo.

Fonte: Daily Motion

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s