As Seis Rainhas de Henrique VIII: Jane Seymour (3/6)

Nessa série, Suzannah Lipscomb e Dan Jones disseram que iriam contar a história das seis ‘Rainhas’ de Henrique VIII: não apenas seis ‘Mulheres’, mas Rainhas com ações, pensamentos e vidas próprias. A idéia era contar suas vidas sobre duas perspectivas: Lipscomb contaria a das mulheres, e Dan a de Henrique. Mas devo dizer que ambas falharam miseravelmente.

Embora a série de Lucy e Dan tenha quatro episódios, decidi cortar os episódios 3 e 4 em dois, para ficar cada esposa restante com pelo menos 20 minutos de episódio separado. Nesse, ficou a história de Jane Seymour, que não tem muitas controvérsias, pois foi um reinado curto e pouco documentado. Mas o que foi documentado é que Henrique se arrependeu logo na primeira semana de ter se casado com ela, pois havia visto outras mulheres na corte que o agradaram mais (lembramos que havia pelo menos 800 homens e mulheres vivendo na corte). Também, Ana teve tanta influência na relação conflituosa de Henrique com Maria, que logo após sua execução Maria escreveu pedindo para voltar à corte – e Henrique permitiu, com a condição que ela reconhecesse que era bastarda e que reconhecesse a sua autoridade como Chefe da Igreja da Inglaterra. Quando Maria se recusou, o Rei ameaçou seus amigos e aliados mais próximos. Ana poderia ter relação com o mal tratamento de Maria durante seu relacionamento com o rei, mas isso não só continuou, como aumentou após sua execução. E ah… a boa índole de Jane! Se era tão boa assim, porque ela não restaurou também Elizabeth? O fato é que Jane era uma apoiadora dos CATÓLICOS, e não da ‘família’ de Henrique.

Link Alternativo.

Anúncios

Um comentário sobre “As Seis Rainhas de Henrique VIII: Jane Seymour (3/6)

  1. Cacetada! Não é à toa que houveram muitos comentários no “all themed docs”, onde esse documentário foi postado mas em inglês, pondo em dúvida a tal boa índole de Jane!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s