Onde Jane Grey foi enterrada?

Aqueles de status nobres ou reais que eram condenados por traição eram frequentemente decapitados, enquanto homens eram enforcados e esquartejados e mulheres eram queimadas. Maria consentiu que Jane fosse decapitada por um machado. Após as palavras “Senhor, em suas mãos eu entrego meu espírito”, o carrasco abaixou seu machado e Jane Grey, a rainha de nove dias, morreu. Mas onde ela teria sido enterrada?

Existe uma tradição de que Lady Jane teria sido enterrada na Capela de São Pedro-Ad-Vincula, dentro da Torre de Londres, supostamente ao lado esquerdo do altar. Uma placa de fato foi colocada lá na década de 1870, e os modernos guias turísticos da Torre de Londres geralmente contam histórias altamente embelezadas do evento. No entanto, nenhum relato de testemunhas oculares daquele dia viu o enterro acontecer ou se preocupou em registrar.

Capela de St Peter ad Vincula.

No entanto, uma pesquisa conduzida por Stephan Edwards sugere que Jane pode ter sido enterrada fora da Torre. Em 1554, a capela foi restaurada para servir para a fé católica romana – que proibia explicitamente o enterro de hereges em solo consagrado, e Jane era considerada herege.

Existe outro relato contemporâneo de que os corpos de Jane e seu marido, que havia sido executado no mesmo dia em Tower Hill, haviam ficado por horas em um carrinho fora da capela. A razão pela demora seria a necessidade de uma permissão para que ambos fossem enterrados. Henrique Grey, pai de Ana, foi executado na Tower Hill duas semanas depois pela participação em uma rebelião em Janeiro de 1554, e foi enterrado na Igreja da Santíssima Trindade, uma antiga Anadia da Ordem de Santa Clara fechada por Henrique VIII a poucos metros de Tower Hill. Henrique Grey havia comprado a antiga Abadia em 1540. Durante um trabalho de restauração em 1851, um operário descobriu uma cabeça decepada cuidadosamente preservada, que foi mais tarde identificada como sendo de Henrique Grey. Por isso, é igualmente possível que Jane e seu genro tenham sido enterrados lá.

Curiosamente, na Capela da Torre de Londres existe um placa que diz que “perto desse local estão os restos mortais de” Lord Guildford Dudley, Jane Grey e Henrique Grey. Ou seja, ‘oficialmente’ os três foram enterrados perto, embora saibamos que a cabeça de Henrique Grey foi enterrada em sua própria propriedade. Será que o mesmo foi feito com Jane e Guildford?

A Santíssima Trindade foi fechada como local de culto em 1899 e se fundiu com a Igreja vizinha St Botolph’s-without-Aldgate. A cabeça de Henrique Howard é mantida em um lugar secreto no terreno, e os restos da Igreja da Santíssima Trindade foram destruídos em 1940.

Bibliografia:
EDWARDS, Stephan. 1554: Lady Jane Grey, the Nine Days’ Queen. Acesso em 28/05/2018.
GRUENINGER, Natalie. The Execution of Lady Jane Grey. Acesso em 28/05/2018.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s