22 de Julho de 1536: a morte de Henrique Fitzroy, o primeiro filho homem de Henrique VIII

No dia 22 de Julho (alguns registros contam dia 23) de 1536 Henrique Fitzroy, filho ilegítimo de Henrique VIII, morreu no Palácio de St. James. Ele tinha 17 anos e tinha boa saúde. Ao contrário de sua vida de luxos, Fitzroy não teve um funeral de Estado ou mesmo um enterro digno de um Duque. Ele foi colocado em um caixão de madeira e enterrado discretamente em Thetford Priory, junto de outros familiares da facção Howard – Fitzroy havia se casado com Mary Howard três anos antes.

Apesar do rei ter perdido o interesse por sua mãe, Henrique Fitzroy era muito importante para o rei: ele era a prova viva de que o monarca era capaz de produzir filhos homens, ao contrário do que sua primeira esposa, Catarina de Aragão, e até mesmo a segunda, Ana Bolena, haviam mostrado. Nos dois casamentos, Henrique mostrava seu filho ilegítimo para todos os embaixadores e oficiais, recebendo títulos e honras.

Poucos meses após a execução de Ana Bolena, Fitzroy morreu. Não é certo se a saúde de Fitzroy era boa, ou se sua morte foi o resultado de alguma doença. O maior problema com a idéia de saúde frágil é que Fitzroy fazia inúmeras aparições na corte, e nunca houve menções sobre sua saúde – Chapuys escreveu apenas semanas antes de sua morte que havia ouvido rumores sobre o Duque estar doente com tuberculose.

Henrique VIII ordenou um funeral rápido e privado, querendo que o cadáver de seu filho fosse levado para longe o mais rápido possível – provavelmente para atrair o mínimo de atenção. Não houve autópsia – seu corpo não foi embalsamado, não havendo a típica folha de chumbo sob seu corpo. O encarregado dos preparativos foi o Duque de Norfolk, seu sogro, e apenas duas pessoas compareceram ao funeral. Posteriormente, Norfolk escreveria a Cromwell:

“Esta noite às 8 horas vieram cartas de meus amigos e servos sobre Londres, todos concordando em um conto, que o rei estava descontente comigo porque o meu senhor de Richmond não foi enterrado de forma honrosa. O rei desejou que o corpo fosse levado secretamente em um carruagem fechada para Thedford, e assim enterrado; de modo que ordenei que seu corpo fosse embrulhado em algodão e que uma folha de chumbo fosse providenciado, mas isso não foi feito, nem o corpo foi transportado de forma muito secreta. Acredito que o rei não vai me culpar imerecidamente “.

Durante os últimos anos, Fitzroy desfrutou de um bom relacionamento do pai como sempre. A Lei de Sucessão de 1536 renovava o interesse da possibilidade dele ser feito hrdeiro, e em muitos aspectos era o candidato ideal: havia passado algum tempo na corte francesa de François, era inteligente, articulado e tão atlético como seu pai.

De qualquer forma, em março, Henrique VIII já estava casado com Jane Seymour, mas seu filho e herdeiro, Eduardo, só nasceria em outubro de 1537. Isso significa que o rei ficou mais de um ano sem nenhum herdeiro homem – legítimo ou bastardo.

Posteriormente, a tumba de Fitzroy fofi movida e alterada para uma nova localização – A Igreja de St Michael em Framlingham. Mas a tumba não sobreviveu inteira: pedaços foram encontrados durante uma escavação em 1930. No período vitoriano, sua tumba foi aberta e foi encontrado um outro corpo próximo ao seu – provavelmente o de sua esposa, Lady Mary Howard. Em 2015, a Universidade de Leicester refez digitalmente a tumba de Fitzroy utilizando manuscritos e desenhos do século 16:

Tumba de Fitzroy refeita digitalmente.

Bibliografia:
BRYAN, Lissa. Death of Henry FitzRoy, the Bastard Prince. Acesso em 05/07/2018.
CONROY, Mary. Henry VIII’s illegitimate son, Henry Fitzroy’s tomb recreated by University of Leicester. Acesso em 05/07/2018.
SIMKIN, John. Was Henry FitzRoy, the illegitimate son of Henry VIII, murdered?. Acesso em 05/07/2018.

Um comentário sobre “22 de Julho de 1536: a morte de Henrique Fitzroy, o primeiro filho homem de Henrique VIII

  1. N sabia desse filho dele… Achei que os únicos filhos homens foram aquele que morreu ainda criança (da Catharina) e o herdeiro que morreu aos 16

Deixe um comentário