Outubro de 1532: Ana Bolena e Henrique VIII visitam Francisco I

O Encontro retratado na série The Tudors

No dia 11 de Outubro de 1532 Henrique VIII e sua segunda esposa, Ana Bolena, deixaram a Inglaterra para Calais, onde Ana seria tratada pela primeira vez como Rainha e consorte de Henrique. A visita foi tratada como uma versão menor do Campo do Pano de Ouro, ocorrida anos antes em Calais. A idéia do encontro era ter o apoio de Francisco I no reconhecimento de Ana como sua consorte, obtendo assim apoio da França, que ajudaria a neutralizar a hostilidade de Carlos V, Imperador do Sacro Império Romano e sobrinho de Catarina de Aragão.

As dificuldades do encontro foram muitas: Francisco tinha acabado de se casar com Eleanor da Áustria, irmã de Carlos V; esta, por sua vez, não aprovava a visita de Ana. Henrique, em retorno, pediu que Eleanor ficasse afastada durante a visita, já que o rei inglês ‘tinha horror’ à mulheres vestidas à moda espanhola. Ao invés disso, Francisco deveria convidar outros membros de sua família, como sua irmã Margueite d’Angouleme, e outros príncipes e princesas.

Du Bellay, embaixador francês na Inglaterra e grande amigo de Ana e Henrique disse a Francisco que ele próprio deveria convidar e recepcionar Ana. Sendo reconhecida como sua esposa ‘em tudo menos no nome’, Ana recebeu, um mês antes da visita oficial, o título de Marquesa de Pembroke.

No dia 11 de Outubro o rei e sua comitiva chegaram em Calais, onde assistiram uma missa na Igreja de São Nicolau e se retiraram para seus aposentos. O casal ficou lá até o dia 21 de Outubro, quando Henrique deixou Ana para encontrar-se com Francisco em Bolonha.

Lá, Henrique foi recepcionado durante quatro dias. Mas Ana não estava com ele, nem nenhuma outra dama real francesa: Henriqe só conheceu o invejável trio de três filhos de Francisco. Posteriormente seria a vez de Ana ser recepcionada: dos dias 25 a 29 Ana ficou em Calais, tratada como a primeira dama da corte inglesa. No nome de Francisco Ana recebeu um belo diamante. Após o jantar, houve uma mascarada liderada por Ana e, entre elas, constava sua própria irmã, Maria Bolena. Todas usavam trajes de tecido de ouro e cetim vermelho. O cronista Edward Hall descreve que a sala onde aconteceu o banquete e a mascara era ricamente decorado com tecido de prata, grinaldas de ouro decoradas com pedras preciosas e pérolas e candelabros.Henrique e Francisco então voltaram para Calais, se encontrando com Ana. O casal ficaria em Calais no Prédio de Tesouro, reservado para visitantes importantes. O aposento dos dois era decorado com veludo vermelho e bordado. No dia 28 de Outubro Henrique e Ana passaram seu último dia com Francisco, onde houve uma luta do time francês contra um time inglês da Cornualha. A Inglaterra venceu.

No dia 29, Henrique foi acompanhado de Francisco para a fronteira inglesa entre Calais e França. Acredita-se que foi nesse momento, em Calais – ou, pelo menos, até o final de 1532 – que Ana e Henrique consumaram sua relação.Apesar de bonito, assim como o Campo do Pano de Ouro, o encontro do casal real na França não adiantou de muita coisa: apesar de Francisco assegurar que se encontraria com o Papa e iria insistir na anulação do casamento com Catarina de Aragão, Franscisco queria casar um de seus filhos com a sobrinha do Papa e, pouco tempo depois, ele asseguraria ao Papa que tentaria dissuadir Henrique a se casar com Ana.

Bibliografia:
October 1532 – Anne Boleyn and Henry VIII Visit Calais. Acesso em 31/07/2018.
FRASER, Antonia. As Seis Mulheres de Henrique VIII. Tradução de Luiz Carlos Do Nascimento E Silva. Rio de Janeiro: BestBolso, 2010.

4 comentários sobre “Outubro de 1532: Ana Bolena e Henrique VIII visitam Francisco I

    • Nossa, um erro enorme logo no começo! Rsrs. Obrigada. Confundi, o correto era ‘sobrinho’, já que ela é tia dele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s